Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Sobre

O Blog Segurança da Informação - IESB é um blog colaborativo especializado em Tecnologia da Informação. Comprometido com o leitor, seus textos são atualizados diariamente ou semanalmente, seja com notícias e novidades do universo da Informática ou com resenhas, livros e artigos relevantes. Com total liberdade de produção, os colaboradores do Blog fazem deste um veículo com credibilidade junto ao público. O espaço democrático permite que apresente os mais variados pontos de vista, mantendo sempre sua independência.


Segundo Promon Business e Technology Review atualmente, as empresas dependem excessivamente dos sistemas de informação e da Internet para fazer negócios, não poden­do sofrer interrupções em suas operações. Um incidente de segurança pode impactar direta e negativamente as receitas de uma corporação, a confiança de seus clientes e o relacionamento com sua rede de parceiros e fornecedores.
Um incidente de segurança está diretamen­te relacionado com prejuízos financeiros, sejam eles devidos à parada de um sistema por conta de um vírus, ao furto de uma informação confidencial ou à perda de uma informação importante.
Em última instância, um incidente pode im­pedir, direta ou indiretamente, a organiza­ção de cumprir sua missão e de gerar valor para o acionista. Essa perspectiva traz a segurança da informação para um patamar novo, não apenas relacionada com a esfera da tecnologia e das ferramentas necessárias para proteger a informação, mas também como um dos pilares de suporte à estratégia de negócio de uma corporação. A gestão da segurança assume, então, um novo signifi­cado, pois passa a levar em consideração os elementos estratégicos de uma organização e evolui para a extensão da prática de ges­tão de riscos do negócio.