Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Cartilha de Segurança

Milhões de usuários em todo o mundo navegam na Internet diariamente e, apesar de na maior parte dos casos nada de prejudicial aconteça, a rede mundial não está livre de ameaças. É preciso adotar um conjunto de comportamentos de segurança.


Para tal propomos que os usuários se previnam e utilizem 3 atitudes: Pare, Atenção, Siga com segurança.



PARE

O fato da Internet possuir características particulares (facilita a reprodução, alteração e transmissão de conteúdos, não possui "fronteiras", está sempre ligada, qualquer pessoa pode manipular a informação, entre outras) obriga os usuários a ter mais cautela e desconfiança quanto ao conteúdo da informação. É interessante parar para fazer uma analise previa sobre os dados antes de clicar, enviar informações, instalar arquivos, plugins, entre outras atividades realizadas pela internet. Desconfie de tudo.

ATENÇÃO

Ao navegar na Internet, leia atentamente todas as mensagens como os avisos de sistema que possam surgir. Alguns poderão querer instalar programas concebidos para roubar informação do sistema e enviá-la para terceiros mal intencionados ou, até mesmo, apenas para danificar o seu computador. Se possivel leia o caminho da URL e verifique se está direcionando para o caminho desejado.


SIGA com Segurança

Para aumentar a segurança do seu computador pessoal, basta seguir alguns conselhos simples e básicos, que protegem o computador de muitos dos problemas identificados.

Utilize um firewall: desta forma estará impedindo o acesso ao seu computador por parte de estranhos, através da Internet. Ex.: Usar a Internet sem um firewall é como deixar a porta de sua casa aberta.

Atualize o computador: garantir que o sistema operacional e programas instalados estejam com suas últimas atualizações é um importante reforço de segurança do computador. Ex.: Tal como um carro, o computador também necessita de manutenção.

Instale Antivirus e AntiSpyware: é importante que o computador tenha estes programas instalados e atualizados, já que permitem detectar, anular e eliminar os vírus e spywares. Ex: o computador com um vírus instalado tem um funcionamento mais lento do que é habitual.

Utilize canais seguros nas suas transações na Internet. Se na barra de endereço do seu navegador aparecer https://, significa que está num canal seguro. Adicionalmente, deverá aparecer um ícone representando um cadeado ou uma chave.

Configure o seu navegador da Internet para bloquear pop-ups. Muitas vezes pode acontecer, em sites da Internet pouco confiáveis, que os pop-ups transportem código malicioso de informações enganosas e/ou de endereços manipulados.

Certifique-se que os sites que visita são confiáveis evitando assim cair em esquemas de phishing. Nunca siga os endereços que lhe são enviados por correio eletronico, mensagens instantâneas ou em pop-ups.

Adaptação: Projeto Internet Segura


Conheça também: