Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Brasil transforma Black Friday em "Black Fraude", diz Forbes


Conhecida publicação critica realização da data de compras por aqui, dizendo que lojistas se aproveitam dos consumidores.

A respeitada revista Forbes publicou uma crítica pesada contra a Black Friday realizada no Brasil em uma reportagem recente, que diz que a data acabou ficando mais conhecida como “um dia de fraude” por aqui.

Intitulada “Nos EUA, a Black Friday é sobre descontos; no Brasil, a Black Friday é sobre fraude”, a reportagem assinada por Kenneth Rapoza diz que a Black Friday realizada no Brasil é mais uma maneira para os varejistas enganarem os consumidores ansiosos por participar de uma tradição norte-americana.

NSA infectou 50 mil redes de computadores para espionagem, diz jornal

Segundo publicação da Holanda, Agência de Segurança dos EUA utilizou "implantes" com malware em computadores do mundo todo.

A Agência Nacional de Segurança dos EUA teria hackeado mais de 50 mil redes de computação do mundo como parte dos esforços de inteligência, e também em grandes cabos de fibra óptica que transportam tráfego de Internet entre continentes em 20 pontos diferentes.

A agência instalou malware especializados conhecidos como “implantes” em mais de 50 mil aparelhos para realizar a chamada Computer Network Exploitation (CNE), de acordo com o jornal holandês NRC Handelsblad, que se baseou em documentos vazados pelo ex-funcionário da NSA, Edward Snowden. 

A informação teria sido retirada de uma apresentação ultra secreta de 2012 sobre as capacidades de inteligência da NSA que foi compartilhada com serviços da Austrália, Canadá, Reino Unido, e Nova Zelândia.

Por que os líderes de TI temem o ITIL

Não são poucas as resistências enfrentadas pelas equipes de TI sobre ITIL. A maioria delas, alertam os especialistas, vem do medo e o medo pode comprometer a estratégia inteira

Não são poucas as resistências enfrentadas pelas equipes de TI sobre ITIL. A maioria delas, alertam os especialistas, vem do medo e o medo pode comprometer a estratégia inteira.

Para ajudar a endereçar a reduzir as confusões em torno do ITIL,  a especialista em gestão Linh Ho  compilou uma lista dos principais temores em torno da biblioteca britânica nos ambientes corporativos.

Confira quais são e entenda como é possível dominá-los.

FBI oferece recompensa de US$ 50 mil pelo criador do malware "Spy Lover"

Agência oferece recompensas por informações que possam ajudá-la a pegar supostos criminosos, incluindo acusado de vender Trojan projetado para espionar maridos ou esposas.

O FBI ofereceu uma grande recompensa por informações que possam ajudá-lo a pegar supostos criminosos, incluindo um indivíduo de El Salvador acusado de vender um Cavalo de Troia projetado para espionar maridos ou esposas cujos cônjujes acreditavam os estar traindo.

Os detalhes publicados no site do FBI abrangem todos os tipos de crimes cibernéticos, incluindo roubo de dados e hacking, fraude em telecom, malwares e scams. Mas é a curiosa história de Carlos Enrique Perez-Melara que chama atenção.

O FBI está atrás de Perez-Melara desde 2005, quando foi emitido um mandado de prisão por conexão do indivíduo com o "Spy Lover", um programa spyware projetado para "pegar um amante traidor" e que foi distribuído para as vítimas como um cartão eletrônico.

Marco Civil da Internet - Texto Final da Proposta

Regulamentação define direitos e obrigações dos usuários da rede no Brasil.

O Marco Civil da Internet reconhece expressamente, para o ambiente virtual, princípios constitucionais como a liberdade de expressão, a privacidade e os direitos humanos. A norma vai oferecer ainda segurança jurídica para as relações na web, pois estabelece responsabilidades para os diferentes atores. 

Deverá ser votado na próxima semana. Na ultima terça-feira, 5/11, foi divulgado o texto final da proposta. Confira abaixo a íntegra do texto com mudanças em relação ao original.

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE 2011

Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. 

O Congresso Nacional decreta:

CAPÍTULO I

Especial - Deep Web - Parte 5

Bitcoin: conheça a moeda virtual que não depende de governos e bancos

A internet é conhecida como um território livre para diversos tipos de atividade: trocas de arquivos e informações entre pessoas de lugares diferentes do mundo, disseminação do conhecimento, produção de conteúdo em texto, vídeo e áudio. Mas em um aspecto específico, tudo que fazemos na rede acaba preso ao mundo real. Quando compramos ou vendemos coisas na web, nossas ações ficam limitadas às legislações, câmbios e taxas de governos locais, o que pode acabar dificultando ou atrasando as trocas realizadas na web. De certa forma, não importa o que façamos na rede envolvendo dinheiro real, sempre estaremos presos a essas amarras.

Em 2008, Satoshi Nakamoto foi o primeiro a descrever uma economia voltada para a rede, baseada em um sistema peer-to-peer, onde as trocas seriam feitas diretamente entre usuários. Em seu artigo “Bitcoin design paper”, que ficou conhecido como o protocolo Bitcoin, Nakamoto descreveu as vantagens de uma moeda virtual auto-regulamentada, que pudesse ser transferida de pessoa para pessoa, sem ter que passar por governos ou instituições financeiras, como se fosse dinheiro físico. Esse foi o nascimento da Bitcoin.

Até hoje ainda não está claro quem foi Satoshi. Alguns afirmam que tratava-se de um japonês de cerca de 37 anos, como afirmava o seu perfil no site da P2P Foundation. Mas outros usuários defendem que o nome era, na realidade, apenas um pseudônimo para o grupo que desenhou a Bitcoin, já que toda a documentação foi escrita em inglês com formatação britânica e não existe nenhum tipo de registro em japonês de tudo.