Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Cibercriminosos exploram tragédia de Santa Maria


Usuários estão recebendo e-mails com supostas imagens do incêndio, mas na verdade se tratam de malwares

Como se não bastasse a tragédia que matou mais de 230 pessoas em Santa Maria-RS, o incêndio está sendo explorado por hackers. Algumas pessoas já estão recebendo e-mails que prometem vídeos e imagens do acidente, mas que na verdade são trojans que tentam roubar dados bancários do usuário.

O alerta foi dado nesta terça-feira pela Kaspersky Lab. Segundo eles, a mensagem conta com um arquivo chamado "video.zip" anexo, que na verdade é um malware que redireciona os usuários para sites falsos de bancos. A empresa afirma que a primeira mensagem foi registrada na manhã de segunda-feira, com o título "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul".

"Os cibercriminosos exploram a curiosidade dos usuários para disseminar trojans bancários e, assim, infectar e roubar o maior número possível de pessoas. Este tipo de ataque é muito comum em casos de grande repercussão e comoção social", explica Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky.

Além disso, a empresa alerta os usuários de redes sociais, prevendo que deverá haver potenciais ataques no Facebook em breve, também relacionados à tragédia de Santa Maria. Estes sites são conhecidos pela rápida disseminação de conteúdo e são ideiais para disseminação de links maliciosos. Assolini pede cautela ao usuário, que deve evitar clicar em links que prometem fotos ou vídeos da tragédia, mesmo que tenham sido enviados pelos seus contatos.

3 comentários:

  1. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja Bem-Vindo Anderson! Obrigado pela visita. Não conheço este site. Mas se ele puder entregar este serviço em que promete, ele pode ser útil para pessoas que desejam obter informações sigilosas. Por isso é que digo: Devemos ter muito cuidado com as dados em que portamos e dizemos, a Segurança da Informação deve ser considerada acima de tudo. Em um caso similar, podemos botar tudo a perder. O vazamento de informação é uma coisa muito séria.

      Excluir
  2. Pois é, ninguém está livre. Para quem curte e quer saber mais sobre segurança da informação, ataques maliciosos etc. indico este post no blog Agility Tech Center. Muito bom: http://goo.gl/7hm3U sobre o Anonymous

    ResponderExcluir